

é osso!
Carne e osso costumavam ser inseparáveis. Antes da desossa se estabelecer como prática no mercado, o aproveitamento total das peças era bem mais comum. Se por um lado essa técnica contribuiu para o desenvolvimento da indústria de carnes, por outro o coitado do osso ficou em um patamar que não lhe faz justiça.
Riquíssimo em nutrientes, ele rende um caldo que é preparado há milhares de anos. Também confere às carnes camadas mais complexas de sabor e textura. Não por acaso, são uma base importante de qualquer cozinha profissional.
Mas, afinal, o que isso tem a ver com meu pet? Tudo, porque não fomos apenas nós, humanos, que nos distanciamos dos ossos. Se os ancestrais do seu cão ou gato comiam a presa inteira, hoje é bem difícil ver um chihuahua atracado com pé de frango.
Ao longo dos séculos, nossos amigos peludos foram afastados de sua alimentação natural por diversos fatores, inerentes ao processo de domesticação e às transformações sociais e econômicas de cada época.
nossos caldos
Uma maneira de trazer os benefícios dos ossos para a dieta do seu pet é com o caldo de ossos. Essa é a premissa da Caldos e Caudas. Nossos caldos são 100% naturais, produzidos com cuidados estratégicos para garantir um alimento nutritivo, saboroso e adequado para o seu cão ou gato.
Utilizamos ossos e cortes de carne com concentração de tutano, cartilagem e pele. Os ingredientes são cozidos por várias horas, em temperatura baixa. Assim, extraímos o máximo de nutrientes para a água, sem que eles sejam danificados pelo calor.
Após o cozimento, os caldos são imediatamente coados, embalados a vácuo e refrigerados. Isso garante durabilidade de quase dois meses na geladeira, sem adição de nenhum conservante. Também não usamos corantes nem realçadores de sabor.
Nem todos os animais se adaptam ao consumo de ossos crus na dieta. Trata-se de um ingrediente que exige bastante do estômago e do intestino, pouco indicado sobretudo para bichinhos idosos, banguelas ou com sistema gástrico sensível.
Nesses casos, o caldo de ossos é um complemento fantástico, ao trazer vários benefícios em um formato de facílima digestão. E ainda ajuda na hidratação!
benefícios
É fonte de minerais
e de substâncias como
glucosamina e condroitina, que protegem e restauram as articulações
Tem efeito anti-inflamatório, beneficia o sistema digestivo
e ajuda a hidratar
Contribui para a formação de colágeno, substância importante para articulações, pele e até o cérebro dos nossos peludos
Tem um gostinho irresistível!
O caldo de ossos ajuda tanto na manutenção quanto na melhora da saúde dos pets. É uma ótima opção para animais convalescentes ou em recuperação; pets que sofrem com quadros de vômito, diarreia e outros distúrbios gastrointestinais; e para aqueles que andam fraquinhos ou inapetentes.
Mas se liga: animais saudáveis também podem se beneficiar, e muito, dos nossos caldinhos. Ele é uma excelente alternativa de petisco: nos dias quentes, pode ser servido direto da geladeira, com sua consistência de gelatina (graças ao colágeno!); nos dias mais frios, fica delicioso servido morninho.
Para pets que comem ração, então, o caldo de ossos deveria ser item obrigatório! Ele deixa o alimento industrializado mais nutritivo, saboroso e úmido, contribuindo para a hidratação e maior ingestão de aminoácidos e minerais.

pequenas feras
Cães e gatos são animais carnívoros, adaptados para digerir ossos, carnes e vísceras. As duas espécies têm alto grau de acidez no estômago, ideal para quebrar a proteína da carne. Os intestinos são curtos e de estrutura simples, diferente de mamíferos herbívoros.
Os dentes são bem pontiagudos, ideais para furar e rasgar carne. Cães e gatos também não secretam amilase na saliva, enzima responsável por iniciar a digestão de carboidratos.
Enquanto os cães são carnívoros oportunistas (na falta de proteína animal, conseguem aproveitar algo dos carboidratos), gatos são carnívoros estritos. Na natureza, o máximo que consomem de vegetais são gramíneas ou o conteúdo no estômago de suas presas, já parcialmente diferido. Seu organismo simplesmente não consegue aproveitar vários dos nutrientes presentes em vegetais.
Mas aí veio a domesticação. Alçados a animais de companhia, cães e gatos começaram a partilhar de nossa dieta onívora. Inicialmente, eles recebiam restos das nossas refeições. E aí era se virar com o que tinha disponível.
Ração?
Por quê?
Foi somente na segunda metade do século 19 que surgiu o primeiro alimento criado especificamente para cães – um esforço em garantir alguma padronização na alimentação desses amigos peludos.
O produto era uma espécie de biscoito feito de farinha, água e carne.
Daí em diante, novas opções não pararam de surgir, passando pelos populares enlatados até a atual ração em grãos – resultado de um processo chamado extrusão, no qual alimentos são cozidos em alta temperatura e pressão. Pobres em umidade, as rações comerciais também costumam trazer uma quantidade exagerada de carboidratos, sobretudo de grãos como milho.
Sim, é inegável a contribuição da ração para a qualidade de vida dos nossos pets. Mas, segundo uma parcela cada vez maior de veterinários especialistas em Nutrição, há evidências robustas de que, a longo prazo, uma dieta baseada em um alimento ultraprocessado e rico em carboidratos pode trazer prejuízos à saúde de cães e gatos.
E é aí que entra a Alimentação Natural!
Comida de verdade
Hoje sabemos muito mais sobre a fisiologia e as necessidades nutricionais de cães e gatos. Ao mesmo tempo, a indústria tornou mais fácil o acesso a diversos alimentos (graças aos avanços no transporte e na conservação, por exemplo ). Assim, oferecer comida fresca volta a ser uma opção.
Mas nada de restos do almoço! É preciso combinar ingredientes estrategicamente, para construir uma alimentação bioapropriada, tão próxima quanto possível daquela que as duas espécies teriam na natureza. Carnes, vísceras, ossos, ovos, alguns vegetais e até suplementos modernos entram na equação, tudo de acordo com a individualidade de cada pet.
Mas sabemos que manter esse tipo de dieta requer compromisso da parte do tutor. Providenciar orientação e acompanhamento profissional, fazer compras e preparar as refeições toda semana realmente não é tarefa fácil.
É aí que entra o serviço de "cozinheiro de pet" da Caldos e Caudas! Você compra os ingredientes, nós fazemos o resto. Vamos até sua casa e preparamos tudo do jeitinho que seu veterinário prescreveu - seja uma dieta crua com ossos, cozida sem ossos, em pedaços ou moída, para uma semana ou até 30 dias!
Com nossa ajuda, seu gatinho ou cachorro vai ter a melhor alimentação possível e ganhar muito mais qualidade de vida! Chama no WhatsApp e conheça melhor nossa proposta :)